sábado, 23 de abril de 2011

Uma Páscoa de Encontros...

Jovens na Oficina da Rede FALE
*Por Morgana Boostel

Acho que uma das Páscoas mais emocionantes de minha vida passei em território estrangeiro. Foi há 2 anos atrás. Havia recebido uma convocação para representar a Rede FALE em uma grata viagem inesperada. Meu destino, Montevidéu – Uruguai.

Fui participar de um encontro denominado “Missão sem medo de sonhar”, onde estiveram reunidos jovens cristãos de diversos países (Brasil, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Inglaterra e Estados Unidos). Lá pudemos compartilhar sonhos e sonhar junto! Como já dizia Raul Seixas, “sonho que se sonha junto é realidade”. Refletimos em conjunto sobre a missão integral, construímos estratégias para trabalhá-la na igreja, na comunidade, seguindo assim os passos de Jesus. O evento foi organizado pela Rede Miquéias, que une diversas organizações cristãs envolvidas em apoio cristão, desenvolvimento e justiça. O intento era reunir organizações de toda a América Latina. O evento permitiu que 85 jovens que trabalham em suas igrejas, organizações cristãs e comunidades se reunissem de 7 a 12 de abril de 2009 em Canelones – Uruguay.

Foram quatro dias de intenso aprendizado e trocas, muitas trocas. E nesse encontro uma descoberta obvia...

Percebi que sou latino americana!

Isso parece obvio, já que nosso país é de língua latina no continente americano, mas isso nunca me bateu tão forte. Nossa identidade não é explorada, nós brasileiros, consideramo-nos superiores, em outra escala de desenvolvimento, pobres de nós! Somos realmente melhores que nossos irmãos latinos? Ou será que isso não reproduz e amplifica o modelo de exploração imperialista? É triste constatar isso, mas nos distanciamos porque queremos, porque somos egoístas... Não nos distanciamos apenas por conta da diferença no idioma, – mesmo porque na América Latina não se fala apenas português e espanhol, mas também guarani, quíchua, aimará, entre outras – mas fomos educados a valorizar um modelo europeu desmerecendo todos os outros, só podemos nos igualar a essa cultura dita mundial, mas esquecemos de nossa própria cultura, tão semelhante a de nossos “hermanos”.

As questões de injustiça que assolam nossos países são muito próximas e creio que espaços como esse podem nos ajudar a compartilhar as novas formas e modos de (re)criar este mundo.

Tentando resumir aquela semana no Uruguai, posso usar uma palavra: ENCONTRO.

Se me puder alongar um pouco mais, diria que tive a oportunidade de me encontrar comigo mesma, no meu sentimento de latinidade... Pude me encontrar com pessoas cujo coração pulsa por justiça... Pude me encontrar com organizações que trabalham sério pela promoção do reino de Deus aqui na terra!

E na manhã de páscoa, compartilhamos do pão e do vinho, celebramos a ressurreição daquele que nos reconciliou consigo, o próprio Deus, e que nos move a cada dia a prática da justiça, a justiça que ele trouxe... “Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2. 7 e 8 – Bíblia de Jerusalém)

O exemplo vivo de justiça, amor, serviço, cuidado, renegação e de tantas outras coisas que poderíamos elencar.

Que nessa Páscoa nossas vidas promovam justiça, a exemplo de Jesus!

Que os encontros se multipliquem e se (re)produzam, para o crescimento do reino de Deus!





*Morgana Boostel, psicóloga, atua como Secretária Executiva da Rede FALE desde abril de 2010.

Nenhum comentário: